O Sistema Biodança e o Projeto Biodança Equilíbrio Global

O Sistema Biodança, idealizado inicialmente (em 1960) pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, consiste de um conjunto de técnicas que aliam músicas específicas a movimentos corporais, contato e comunicação interpessoal ora direcionados, ora livres.

O Projeto Biodança Equilíbrio Global, idealizado, aperfeiçoado e aplicado pela psicóloga e Gestalt terapeuta Lourdes Possatto, desde 1985, alia a biodança de Rolando Toro a técnicas de metafísica, metamúsica, musicoterapia, relaxamento, meditação, alfagenia, Gestalt-terapia, hipnoterapia, sensibilização, arte-terapia, bioenergética, biofluxo e dançaterapia. É aplicado em oito aulas semanais consecutivas, sendo dividido em dois módulos - o primeiro é voltado ao equilíbrio emocional e energético das linhas vitais: vitalidade; sexualidade e sensualidade; afetividade; e transcendência; e o segundo, ao equilíbrio emocional e energético das expressões dos quatro elementos: fogo (entusiasmo); terra (ação); água (emoções); e ar (mente).

Dentre os benefícios objetivados pelo Projeto Biodança Equilíbrio Global pode-se destacar:

- harmonia;
- integração afetiva;
- centralidade (controle da ansiedade);
- saúde psíquica;
- renovação orgânica;
- reaprendizado de funções originais da vida;
- libertação de crenças e decretos limitadores;
- leveza (confiança na vida);
- integração dos centros propulsores de harmonia, criando novos hábitos e percepções
- nova percepção de si mesmo (autoconhecimento) e de potenciais próprios, resultando no aumento da tranqüilidade, espontaneidade (fluência) e alegria;
- desbloqueio energético e harmonização das linhas vitais: vitalidade, sexualidade, afetividade, criatividade e transcendência;
- harmonização e equilíbrio dos chacras, promovendo a melhoria de quadros como ansiedade, depressão, timidez, dificuldade de expressão, doenças psicossomáticas e medos.

É ainda objetivo do Sistema Biodança e do Projeto Biodança Equilíbrio Global, facilitar que seus participantes aprendam a entrar em contato com seus sentimentos, bem como a expressá-los de forma coerente consigo mesmo e com o meio em que vivem.


Referências teóricas e descrição de algumas práticas:

Capítulos Transformando a Raiva em Auto-afirmação e Transformando depressão em Alegria de Viver do livro É Tempo de Mudança de Lourdes Possatto.

Capítulo Técnicas de Biodança para criar centralidade e que envolvem fluência e soltura do livro Ansiedade sob Controle de Lourdes Possatto.


***

Lembre-se de dar uma passadinha na seção LIVROS ESCRITOS POR LOURDES POSSATTO :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário