Psicoterapia

Psicoterapia é um processo que visa autoconhecimento, o que leva um indivíduo a ter melhor compreensão de si mesmo, de suas crenças, das raízes de seus quadros emocionais e ações, e à possibilidade de mudar para melhor diversos aspectos de sua personalidade e de como estes se refletem em sua vida.

No processo de psicoterapia, o psicólogo age como um facilitador, auxiliando: o entendimento de causas e conseqüências de ações, a modificação de comportamentos neuróticos ou indesejáveis, bem como a integração do paciente com sua natureza verdadeira.

É sempre possível melhorar algo em si mesmo, por isso a psicoterapia pode ser vantajosa também para pessoas que não se consideram com problemas sérios.

Dependendo do caso, não há obrigatoriedade de sessões semanais. Como o processo inclui sugestão de tarefas que o cliente deve realizar em seu dia-a-dia, os encontros com o psicólogo podem ser quinzenais ou mesmo mensais.


Psicoterapia individual

É indicada para quadros um pouco mais severos que requerem uma orientação individual, tais como síndromes de pânico, depressão e crises de ansiedade generalizada; também indicada para quem não gosta da idéia de dividir seus problemas em grupo e para psicoterapeutas em processo de supervisão.
A psicoterapia individual acaba sendo um trabalho mais aprofundado do que a de grupo, por estar toda voltada a um único paciente.


Psicoterapia de casal

A psicoterapia de casal é extremamente interessante e importante para que o casal se conheça de fato e aprenda a exercer uma comunicação franca e produtiva, bem como a gerar acordos e trocas nutritivas para um relacionamento mais maduro e afetivo.


Psicoterapia em grupo

O trabalho em grupo é bastante interessante pela troca de experiências e exercícios que podem ser feitos mais produtivamente do que em um processo individual. O foco é o crescimento e amadurecimento emocional e a integridade no lidar com os problemas e desafios de nossas vidas. Acaba sendo mais econômico, em termos de investimento.

Um comentário: