Antídoto Para A Ansiedade

 

A ansiedade faz parte de nossa natureza e nos prepara para o mecanismo que chamamos de enfrentamento ou fuga, está presente em todo animal, assim como em nós.
O que nos faz mal é a ansiedade que geramos por conta da linha de pensamentos negativos, amedrontadores e catastróficos. Assim, o grande lance é aprender a estar no aqui e agora, com o foco em algo justamente para desfocar o barulho da mente negativada. O que ajuda? Aprender a centralizar através de:

 

  • Técnicas de relaxamento – a resposta do relaxamento está na natureza, preste atenção em cada parte do seu corpo e relaxe, ouvindo uma música suave.

 

  • Respiração - coloque o foco no ato de respirar. Você respira desde quando nasceu, faz parte do seu ser, preste atenção mesmo que sua respiração estiver agitada e minutos depois  perceberá que ela seguirá num ritmo mais tranquilo. Lembre-se de que o foco é a respiração e não o pensar.

 

  • Meditação, alfagenia – aprender a buscar o estado alfa, onde o cérebro tem um ritmo lento e a atenção é purificada.  Comece prestando atenção na respiração, numa música, num mantra, no seu corpo; dê-se alguns minutos e sentir-se-á bem mais tranquilo e leve. A meditação não é fácil, implica um trabalho constante de deixar a mente quieta e ampliar a percepção do seu sentir profundo, a conexão com sua alma.

 

  • Biodança – ouça uma música, imagine que as notas musicais saem do aparelho de som e tocam sua aura e o convidam a um movimento que expressa o que sente a partir da música que está ouvindo. Uma música chacoalhante e batuques são ótimos para limpar as energias dissonantes e uma mais suave, new age, servirá para trabalhar expansão e leveza. Não se esqueça de sempre prestar atenção à sua respiração e ao seu sentir.

 

  •  Aprender a controlar os pensamentos – básico, porque o que você pensa passa para seu corpo, gera emoções e ações. Procure desenvolver um olhar realista, nem negativo, nem positivo em excesso.

 

  • Questionar as suas cobranças e pressões – desobrigue-se, jogue os tens que fora e sempre se pergunte:  - como me sinto, o que quero e posso fazer apesar de as coisas serem como são?

 

  • Coloque o Foco nas ações e não nas preocupações.

 

Bom trabalho! Dúvidas? Pergunte, responderei com prazer.


Para mais, acesse Matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário