Trecho do livro O Desafio De Ser Você Mesmo

Rompendo barreiras rumo à realização pessoal, de Lourdes Possatto


"Você não é uma aberração por não atender às expectativas tradicionais.

Você não é um erro da natureza por não corresponder aos anseios dos pais, família, sociedade, etc.

Você é uma natureza individual, portanto tem o direito de ser o que é. Sua natureza é única, não existe outro ser igual a você, em nível de universo.

O grande lance de ser si mesmo está em perceber os potenciais internos e a grande força que temos na capacidade de fazer escolhas. A cada momento fazemos escolhas, só que necessariamente não tomamos consciência dessa capacidade e dessa liberdade através da qual podemos refletir em fazer boas escolhas e não o contrário. Fazemos eventualmente escolhas que não são realmente nossas, e agimos em função de crenças introjetadas e de expectativas e influências externas e tradicionais.

Se pararmos para observar as normas sociais e tradicionais, elas embutem códigos comportamentais do que devemos ser, de como devemos nos comportar, do que devemos possuir (incluindo imóveis, tipo de carro...) de como devemos nos vestir para parecer assim, assado, de que tipo de eletroeletrônicos precisamos adquirir para nos sentirmos poderosos, de que tipo de ambientes ou eventos devemos frequentar, para demonstrar um certo status ou posição sócio-econômica... E, assim, não nos damos conta de que a verdadeira liberdade e felicidade está no ser, não no ter. A liberdade que consiste também em ter a coragem de sermos e agirmos, de acordo com aquilo que nos faz feliz, que nos faz sentir bem, e não de acordo com o que pensamos que os outros pensam ou esperam de nós.

Leitura sugerida: O Desafio de Ser Você Mesmo, da Psicóloga Lourdes Possatto (abaixo).


***



Para mais, acesse Matérias.



2 comentários:

  1. Ótimos livros! Cada vez que leio me observo e busco mudanças!

    ResponderExcluir
  2. Ótimos livros! Cada vez que leio me observo e busco mudanças!

    ResponderExcluir