Como lidar com a sensação de desamparo?

Como pano de fundo de quadros como dependência emocional, insegurança e baixa autoestima, existe a sensação de medo da solidão ou do desamparo. Esse medo faz com que as pessoas evitem mudanças e tenham receio de ser espontâneas e de tomar decisões, afinal, aprendemos que é mais fácil ser dependente de alguém do que se arriscar a magoar os outros, contrariar a sociedade e seguir um rumo mais verdadeiro e individual.

Só que a vida cobra. Nosso processo de evolução está ligado ao ser o que somos em essência, a sermos verdadeiros e únicos, a verdadeira expressão da natureza em cada um de nós.

Trabalhar essas sensações de medo implica transformá-lo em autorrespeito, em autoamor; colocar-se como prioridade; ser responsável por si mesmo, não se julgar; não se cobrar absurdos; não se criticar; preencher seus próprios vazios emocionais; dar-se atenção, consideração, valorização etc.

E a mais importante das atitudes é criar uma base de autoamparo. Como? - Validando suas verdades. Quantas vezes você sabe que algo é verdade, que sente que se agir de uma forma diferente vai se sentir melhor, mas não faz isso? Quantas vezes você acaba questionando uma crença com a qual se identifica e levando mais em conta o conteúdo dos outros que o seu? Cada vez que você não valida suas verdades você aumenta o buraco do desamparo.
Reflita nisto: Assuma suas verdades interiores e aja de acordo com seus princípios internos. A mudança começa por aí. Experimente!

Mais informações: Leia o livro: O DIREITO DE SER VOCÊ MESMO – VENCENDO BARREIRAS RUMO À AUTORREALIZAÇÃO PESSOAL – por: psicóloga Lourdes Possatto:




Interessante?

Lembre-se de dar uma passadinha em LIVROS ESCRITOS POR LOURDES POSSATTO :-)

Para mais, acesse Matérias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário